Levi Nauter
A Igreja vive um momento crítico. E pessoas, dizendo-se 'de Deus', têm invadido o mercado editorial propondo receitas, fórmulas; quase todas visando ao aspecto quantitativo e não qualitativo. Mas o mundo, que é o lugar onde a instituição está, não está pronto, dado, acabado. Ele é uma construção, um emaranhado de ocorrências que se cruzam, se fundem ou dicotomizam. Portanto um livro não pode ter fórmulas. Pode, isso sim, ter intenções, sugestões e propostas.
Um livreto (chamo assim pelo tamanho e não pelo conteúdo) com a cara do Brasil está à disposição de todos nós. Trata-se da obra (e vale o título) Neuroses Eclesiásticas. Nela o pastor, professor de teologia e psicólogo Karl Kepler tocas em pontos cruciais da nossa crise. Mas não toca apenas pelo prazer do sofrimento ou das más notícias. Faz isso com uma clareza incrível para relembrar-nos da função do evangelho de Cristo.
A boa notícia é que o livro está acessível a todos nós, graças ao CPPC [Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos] que desempenha – um tanto na surdina – um papel fundamental para a saúde mental da igreja.
Em vez de ler Rick Warren e companhia, leia o Karl (esse nome histórico tem muito a nos dizer).
Faça um download da obra clicando em:
http://www.cppc.org.br/textos/Neuroses Eclesiasticas.pdf
Melhor ainda será estabelecermos um diálogo 'pós-leitura'
Levi Nauter,
www.anotacoessobreumcristianismo.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário